VIRGÍLIO DE PONTES

Marcos Pontes
14/09/2006

“Acredite em você, tenha persistência e humildade, nunca deixe nada tirar seu prazer pela vida, mantenha a calma e o sorriso no rosto, ajude as pessoas, vença por todos nós!”
Essas são palavras que costumava ouvir de meu pai, Virgílio de Pontes.
Servente do IBC (Instituto Brasileiro do Café). Pessoa simples, e de grande sabedoria. Aprendi com ele muitas das coisas essenciais da minha vida. Difícil separar essas coisas do que eu falo hoje, com milhões de jovens no país. As suas idéias estão nas minhas palavras e atitudes. Na sua humildade, e por isso, ele sempre foi um exemplo para mim. Meu herói em todos os sentidos. Como aquele que, através do trabalho árduo me sustentou na decolagem dos meus vôos da vida. Como aquela palavra de experiência que sempre me deu direções corretas. Como o abraço de carinho que me consolou nos momentos difíceis de minha caminhada. Como a voz suave e calma, que me acalmou a criança assustada com medo do escuro.
Hoje ele partiu para seu vôo final. O rosto calmo no descanso reflete a certeza do caminho mais alto. Sua vida honesta e de grande caráter garante o lugar dos justos. A certeza disso me acalma na perda. Consola saber que se encontrará finalmente com a amada de tantos anos. Ele sofreu muito a perda de minha mãe em 2002. Sua saúde demonstrou claramente seus sentimentos nos últimos anos. Em conversa com amigos há cerca de um ano atrás, logo após retornar de um período na UTI, ele disse: “Sinto muita saudade da Zuleika (minha mãe), mas quero esperar para ver a primeira missão espacial do Marcos, antes de me encontrar com ela.”
Só fiquei sabendo dessa conversa hoje. Fiquei feliz por poder dar a ele o orgulho pela missão cumprida. Por poder dar a ele a certeza de que seus anos de trabalho, sacrifício e dedicação tiveram valor. Por ele saber que seus ensinamentos estarão vivendo por muito tempo, repetidos por mim a tantos jovens. Por ele ter a certeza de que o que dizia sobre a importância da educação era comprovado por mim perante o país...E isso seria exemplo para tantos no futuro. Ele acreditava na educação. Embora não podendo estudar mais além do ginásio, ele enfatizou em mim a necessidade do estudo.
Enfatizou em mim, e muito, também o seu patriotismo e o quanto confiava em mim para levar isso adiante a todo o país. Lembro -me bem do que ele me falou, quando da morte de um grande amigo meu em Santa Maria, o Ten.-Av. Geraldo Breziski. Eu era jovem. Fiquei chocado com o ocorrido e um tanto desanimado. Conversei com ele como de costume sobre o meu sentimento. Ele me ouviu calmamente e respondeu algo assim: “seu amigo era um piloto de caça da Força Aérea. Você também é. Lembre-se sempre do que isso significa. Vocês são aqueles que juraram defender essa Nação em todas as situações, mesmo com o sacrifício de suas vidas. Eu me orgulho de você por isso. Eu sei do que você é capaz e confio em você. Assim como eu existem milhões de pessoas que confiam em você como a última barreira entre o inimigo e as nossas vidas. É isso que o país espera de você. Pense sempre na sua missão e faça a sua parte. Honre seus amigos que ficaram no caminho da batalha, através da sua determinação em NUNCA parar ou desistir dos seus objetivos comuns. Seja forte. Vença por todos nós! Nós confiamos em você!”

Essas palavras me fortalecem a todo momento, nessa minha luta pelo Programa Espacial e pela Educação no Brasil. Essas palavras me motivam a fazer o meu trabalho, mesmo nesse dia triste de hoje, no dia de sua partida, com profissionalismo, determinação e persistência...pois é assim que, tenho certeza, ele gostaria que eu fizesse.
Assisti às gravações feitas em casa durante a minha primeira missão espacial. Vi seus olhos atentos, orgulhosos e confiantes no sucesso do vôo. Muita gente, no país inteiro, também o assistiu e puderam ver a mesma coisa. Seu jeito simples, que eu tanto conheço e me orgulho, conquistou muita gente por todo o país. Hoje, no momento de sua partida, eu pude comprovar, pelas palavras e demonstrações de carinho vindas de pessoas conhecidas e desconhecidas de todos os cantos do Brasil, como ele se tornou querido! Tornou-se para tanta gente o que ele sempre foi para mim: um herói da labuta da vida; simples, brasileiro, servente do IBC, forte e carinhoso, um sábio de olhos doces e voz suave, a gentileza que impõe respeito pelo exemplo e pela honestidade.
- Tenha certeza, meu pai, que suas palavras eu levarei comigo e seu exemplo será passado para muitas gerações de brasileiros. O corpo se vai, as idéias são eternas. Tenha certeza que terei sempre a persistência que me ensinou, para nunca me abater pelas palavras e atitudes maldosas dos inimigos do desenvolvimento do nosso país. Tenha certeza de que eu continuarei sempre a minha luta pela defesa daqueles que precisarem....Até o dia em que nos encontraremos novamente.
Fique com Deus, meu pai. Obrigado por cada segundo de minha vida.

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net


Jornal da Cidade Bauru - 16/09/2006
Abraço em Marcos Pontes
Como admirador dessa pessoa simples e humilde que é Pontes, senti-me com o coração partido ao saber da ida do seu pai para os céus. Céu esse que um dia Pontes cortou veloz rumo ao espaço, a partir de hoje será a nova casa de seu amado pai. Nessas horas que nós nos vemos cercados de pessoas, porém sozinhos, os amigos estão lá, a família está lá, todos estão lá, mais ele não. Nessas horas, o mais importante é saber que quem nos deixou está em um lugar melhor, olhando por nós e iluminando nosso caminho; temos que ter a certeza de que ela não gostaria de nos ver tristes e sofrendo, o melhor que temos a fazer é sempre que a saudade bater e o coração apertar, fechar os olhos e lembrar dos momentos felizes, das realizações, dos conselhos, de tudo, pois é na lembrança e no coração que elas irão ficar conosco, para todo o sempre! Um abraço ao amigo Pontes e saiba que Bauru toda está junta em pensamento e coração com você. Forte abraço.


Guilherme Clérigo - RG 35.439.291-8